Ir para o conteúdo principal
Logótipo da Comissão Europeia
ptpt
EU Immigration Portal

Luxemburgo

Sou elegível para me candidatar a um Cartão Azul?

Para se candidatar a um Cartão Azul, o/a candidato/a deve:

  • ter um contrato de trabalho válido ou uma oferta de trabalho vinculativa para um emprego altamente qualificado com uma duração mínima de um ano;
  • satisfazer o limiar salarial mínimo do Estado-Membro em questão (ver abaixo);
  • para profissões regulamentadas: apresentar documentos comprovativos do cumprimento dos requisitos legais nacionais;
  • para profissões não regulamentadas: apresentar documentos comprovativos das qualificações profissionais elevadas relevantes (para obter mais informações sobre as qualificações profissionais elevadas, consulte a secção Perguntas Frequentes);
  • apresentar um título válido de circulação, um pedido de visto ou um visto (se necessário) e um título de residência válido ou um visto nacional de longa duração (se for o caso);
  • apresentar um comprovativo de existência de seguro de doença (ou um comprovativo de requerimento do mesmo).

Adicionalmente, o/a candidato/a não pode representar uma ameaça à ordem pública de acordo com o estipulado pelo Estado-Membro. O/A candidato/a também poderá ter de fornecer a sua morada no Estado-Membro em questão.   

Qual deve ser a minha remuneração para ser elegível para um Cartão Azul?

O salário bruto anual resultante do salário mensal ou anual especificado no contrato de trabalho ou na oferta de emprego vinculativa deve ser igual ou superior ao limiar salarial relevante definido pelo Estado-Membro (pelo menos, 1,5 vezes o salário bruto anual médio no Estado-Membro em questão). Em 2015, o Luxemburgo definiu o seguinte limiar salarial mínimo: 71 946 EUR.

Existem exceções ao requisito do salário mínimo?

No caso das profissões em setores com muitas vagas por preencher, os Estados-Membros podem estabelecer um limite mais baixo para o salário mínimo. Em 2015, o Luxemburgo definiu o seguinte limiar salarial inferior ao mínimo: 57 557 EUR.  As seguintes profissões estão na lista de escassez de 2014 de no Luxemburgo: Matemáticos, Atuários e estatísticos, Desenvolvedores e analistas de aplicações e software, Desenvolvedores e analistas de sistemas, Desenvolvedores de software, Desenvolvedores de aplicações web e multimídia, Programadores de aplicações, Desenvolvedores variados de software e aplicativos, Profissionais de bases de dados e rede, Designers e administradores de banco de dados, Administradores de sistemas, Profissionais de redes de computadores, Profissionais variados de bancos de dados e de rede. .

As candidaturas dos cidadãos da UE terão prioridade relativamente à minha?

Alguns Estados-Membros efetuam uma Verificação da Situação do Mercado de Trabalho (LMT, Labour Market Test). Trata-se de um mecanismo destinado a assegurar que a admissão de trabalhadores migrantes acontece apenas depois de os empregadores procurarem, sem sucesso, trabalhadores nacionais, cidadãos da UE (nos Estados-Membros da UE, inclui igualmente trabalhadores do EEE) ou residentes legais cidadãos de países terceiros com acesso ao mercado de trabalho de acordo com a legislação nacional (para obter mais informações, consulte a secção Perguntas Frequentes). O Luxemburgo não efetua uma Verificação da Situação do Mercado de Trabalho.

Qual é a validade do meu Cartão Azul UE?

The standard period of validity in no Luxemburgo is: Dois anos. Regras específicas: No Luxemburgo, o Cartão Azul UE é emitido pelo período de dois anos. Se o contrato de trabalho tiver uma duração inferior, o Cartão Azul UE será emitido pela duração do contrato mais três meses.

Quanto custará?

Taxa inicial do Cartão Azul: 80 EUR.  Renovação: 80 EUR. Substituição: 80 EUR. Taxa de emissão rápida: N/A.

Quanto tempo terei de esperar até obter o meu Cartão Azul?

A legislação nacional prevê que o tempo máximo de processamento para a emissão de um Cartão Azul em no Luxemburgo é 90 dias.

Ministério do Trabalho, do Emprego e da Economia Social e Solidária do Luxemburgo

Mais informações sobre a emigração para Luxemburgo.